ARTE MAÇÔNICA - MESTRES

ARTE MAÇÔNICA - MESTRES
MESTRES DA ARTE, ARQUITETUTA, ENGENHARIA, E OUTRAS CIÊNCIAS,

Os Ritos Secretos da Maçonaria

UUM LIVRO DE FERNANDO MORETTI:

Editora Escala 2012


A Maçonaria é uma sociedade de qualidade universal, seus membros cultivam o humanismo e a humanidade, os princípios da liberdade, a democracia e a igualdade, a fraternidade e o aperfeiçoamento intelectual.  É uma associação filosófica em que os homens se filiam por apresentação(padrinho), passam por uma iniciação(ritual) e se desenvolvem ao longo dos anos seguindo os preceitos da ordem(polimento\0.  Os MAÇONS se encontram em unidades autônomas chamadas Lojas(também conhecidas por oficinas ou ateliês)- do Francês"atelier":lugar onde se reúnem artesãos, artífices, operários etc...)  Todas as Lojas são iguais em direitos e honras, e independentes entre sí.

Muitas teorias foram levantadas, muitos livros foram publicados e espalhados verdades e inverades.  Isso contribuiu para aumentar o interesse pelo conteúdo"secreto" da maçonariae espalhar formas controversas de pensamento dentro e fora de suas linhas.  É inevitável que diante da falta de documentação e registros confiáveis, a maçonaria se veja envolvida numa enxurrada de teorias fantasiosas e conceitos radicais que se seguem pela instável HISTÓRIA DO MUNDO!

Embora sua história seja recheada desses devaneios, a maioria dos estudiosos acredita que o gérmen da maçonaria moderna descende  dos antigos construtores pedreiros(igrejas, templos, castelos edifícios etc..)que se juntavam em corporações para lidar assuntos afins durante a idade média.
Hoje existem cerca de 5,5 milhões de maçons distribuídos pelos 5 continentes, sendo 3,2 milhões nos EUA; 1,2 no rei  POono Unido e 1,0 no resto do mundo.  No Brasil existem cerca de 150.000 maçons regulares atuando em 4.700 lojas.
A Maçonaria é uma associação progressista porque não se prende a dogmas, superstições e não cria pobstáculos na busca da veradade.

PARTE I
A BREVE HISTÓRIA DA MAÇONARIA

Considerando sua procedência operacional, a Maçonaria começa quase junto com a humanidade, pois a arte de construir castelos, muralhas etc, elborada  por mestres desse ofício, foi o que impulsionou o desenvolvimento de uma forma embrionária de associações de cortadores de pedras.  Por isso alguns estudiososacreditam que a origem da maçonaria remonta às primeiras covilizações - Mesopotãmia.

Outros estudiosos crêem que o sistema ritualistico maçÕnico está baseado na magia primitiva dos egípcios ou dos Caldeus da qual pinçaram certas práticas religiosas.

Há quem acredite ser o templo de Salomão o local do nascimento da maçonaria, talvez por ser uma belíssima e antiga construção cheia de simbolismos arqutetônicos e ocultismo.

Vamos balançar o prumo da história.  Por volta de 4000 A.C. o mestre construtor hiram Abiff viajou de Tiro(antiga cidade fenícia à costa do mar mediterrâneo) para Israel com a incumbência de erigir um templo para o rei Salomão.  Hiram Abiff era membro da antiga sociedade secreta Artífices de Dionísio, que usava sinais secretos e se dedicava a ajudar gente humilde.  Lá ele encontrou pedreiros filiados à sociedade dos Jônios(que já conhecia).  Sendo assim, podemos concluir que todos os trabalhadores conheciam a geometria sagrada.  Ao terminar o templo, os Artífices de Dionísio se auto intitularam "FILHOS DE SALOMÃO" e adotram a estrela de seis pontas como sua insígnia(que mais tarde evoluiu do esquadro e compasso).  Os pedreiros que ficaram em Israel fundaram a corporação de artesãos Cassiden, mais tarde chamada de Fratyernidade dos Essênios.

Séculos depois deste evento, a lenda
 de hiram Abiff se tornou um ritual do terceiro grau da Maçonaria.  Alguns estudiosos não vão tão longe  e preferem ver a origem maçõnica nos olégios fundados pelo segundo rei de Roma: Numa Pompilio(714-674 A.C) que sucedeu o rei Rômulo.  Pompílio se preocupava com a agrivultura e a relilgião.  Reformou o calendário romano para 12 meses e organizou os artesãos de Roma em nove corporações chamadas Collegia Fabrorum.

Cada colégio tinha seus proprios regulamentos e aceitava artesãos de outra profissão(ourives, sapateiros, carpinteiros)  Roma se expandia de forma efetivamenbte bélica, enquanto suas legiões derrubavam e destruíam, os collegiatti reerguiam e construíam!

O Imperador Augusto(63-14 a.C) foi grão mestre do Colégio Romano de Arquitetos e Pedreiros, uma corporação que usava símbolos baseados nas ferramentas de seu ofício(fio de prumo, compasso, esquadro, e o nível).

Os rituais desse colégio Romano...pág 08 de 167

continuando nos proximos capítulos,,,,o cansaço está me pegando,,desculpe,,,,,,,,,,,,,,,,,,, retorno em breve,,,,,,,,,,,,,,,assim que puder...........Saudações Históricas
Samantha Lêdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário